Quem vai pagar 10% de IR sobre dividendos em 2026?

0 Comments

A tributação de dividendos voltará a ser uma realidade em 2026, com retenção de até 10% na fonte para pessoas físicas que receberem mais de R$ 50 mil mensais de uma mesma empresa. Embora o governo afirme mirar “super-ricos”, especialistas apontam que a medida pode impactar especialmente profissionais liberais e sócios de pequenas e médias empresas.

Em entrevista ao Seu Dinheiro, o advogado Alessandro Finck Saweljew explicou que a nova regra, ao não distinguir perfis de contribuintes, tende a alcançar advogados, médicos, engenheiros e outros profissionais cuja remuneração é estruturada majoritariamente via distribuição de lucros. Para o advogado, a alíquota efetiva só será conhecida no momento do ajuste anual de 2027, com a entrega da Declaração de Imposto de Renda desses profissionais, uma vez que poderá haver restituição de acordo com os percentuais já recolhidos pela fonte pagadora a título de imposto de renda.

Segundo Finck, a corrida pela antecipação da aprovação dos dividendos até 31/12/2025 — única forma de garantir isenção até 2028 — deve intensificar reorganizações societárias e revisões de políticas de distribuição nas empresas.

Confira a matéria completa em: https://www.seudinheiro.com/2025/financas-pessoais/quem-vai-pagar-10-de-ir-sobre-dividendos-em-2026-mlim/